Execução de juntas de piso de concreto | Téchne

Melhores Práticas

Execução de juntas de piso de concreto

Juntas serradas são fundamentais para permitir as movimentações do concreto e a adequada transferência de carga entre placas, assegurando a planicidade e a qualidade do piso

Edição 151 - Outubro/2009

Posicionamento das barras de transferência

As barras de transferência devem ser colocadas nos locais pré-determinados conforme paginação das juntas. É importante que estejam paralelas entre si e adequadamente suportadas por espaçadores para que não se movam durante a concretagem.

Fotos: LPE Engenharia

Planejamento do corte

O planejamento do corte deve ser feito de acordo com as sequências da concretagem. No caso de algum atraso de corte, recomenda-se cortar o ponto mais à frente da concretagem para alívio de tensões. O momento exato deve ser avaliado em campo, em função das características do concreto e das condições ambientais, mas usualmente é entre seis e 12 horas após o lançamento do concreto.

Fotos: LPE Engenharia

Cuidados durante a concretagem

Em função da presença de vários profissionais, equipamentos e eventualmente caminhões betoneiras, deve-se ter muita atenção com o alinhamento e posicionamento das barras de transferência, assim como com a interrupção da armadura na junta serrada durante a concretagem.

Fotos: LPE Engenharia

Profundidade do corte

Para que a junta serrada trabalhe na seção planejada, é necessário que o corte tenha profundidade de no mínimo 40 mm e pelo menos 1/3 da espessura do piso. A abertura do corte é definida pelo disco de corte utilizado, normalmente próximo a 3 mm.

Divulgação: All States

Preenchimento das juntas

No caso de operação de empilhadeiras de rodas rígidas, o preenchimento das juntas deve ser realizado com epóxi semirrígido. Nos demais casos, o preenchimento pode ser feito, por exemplo, com selante de poliuretano. O momento do preenchimento deverá ser retardado o máximo possível, para evitar problemas com os materiais de preenchimento.

Divulgação: CFC Floor

Controle tecnológico - corte

Antes da conclusão do serviço, alguns itens relacionados à execução das juntas devem ser checados. Um deles é a profundidade do corte, que não deve variar mais do que 5 mm com relação à profundidade de projeto. Também deve ser conferida a espessura do selante, que precisa estar de acordo com o definido em projeto. Nesse caso, uma verificação simples, mas atenta, pode indicar falha na execução e permitir a correção antes da entrega da obra.

Marcelo Scandaroli

 

Colaboraram: engenheiro Wagner Edson Gasparetto, diretor da LPE Engenharia e Consultoria e engenheiro Marcos Roberto Ceccato, diretor da Trima Engenharia.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos