Armazenamento de blocos de concreto | Téchne

Melhores Práticas

Armazenamento de blocos de concreto

Além de cuidados básicos com o manuseio, a rápida identificação do tipo e da resistência de cada lote, a organização dos blocos ajuda na produtividade da obra

Edição 163 - Outubro/2010

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
 

Lastro

Em toda a área onde serão armazenados os blocos de concreto deve ser colocada uma camada de brita para protegê-los da umidade, além de evitar o contato da sujeira, em forma de lama.

 

 

 

 

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Separação

Os blocos de vedação possuem uma resistência bem menor em relação aos estruturais. Por esse motivo eles devem ficar armazenados em lugar diferente dos estruturais, para não se misturarem.

 

 

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Empilhamento

São empilhados no máximo dois paletes um sobre o outro ou, quando os blocos são descarregados manualmente, no máximo sete fiadas. A indicação dos fabricantes normalmente fala em até oito fiadas e dois paletes.

 

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Identificação

Para uma rápida visualização, pode-se escrever ou pintar com spray a resistência dos blocos em cada palete. Assim, o operador da empilhadeira identifica o palete que deve carregar de grande distância, sem precisar conferir com a etiqueta, que geralmente é pequena. Isso economiza tempo.

 

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Proteção

Quando se constata que uma chuva se aproxima, ou quando se pode prevê-la, os blocos podem ser protegidos com uma lona plástica. Sua colocação é simples, pode ser feita com dois ou três funcionários, e as extremidades da lona podem ser presas com os próprios blocos.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos