Ar-condicionado split | Téchne

Melhores Práticas

Ar-condicionado split

Instalação exige manuseio cuidadoso de equipamentos e componentes delicados para garantir estanqueidade e eficiência ao sistema

Edição 185 - Junho/2012
Localização do condensador
Fotos: Marcelo Scandaroli
O condensador deve estar em local suficientemente arejado, pois, como ele faz troca de ar liberando ar quente, deve haver condições para o calor se dissipar sem aquecer o ar novo que entra nele. Caso contrário, a eficiência térmica do equipamento fica comprometida e a vida útil de seus componentes se reduz.

 

Caminho das tubulações
Quanto menor o comprimento das tubulações e menos curvas houver, menos se compromete o esforço da máquina. Se houver somente uma opção para a tubulação, é preciso verificar se a parede pode ser furada.
Fotos: Marcelo Scandaroli

 

Fotos: Marcelo Scandaroli Segurança
As pessoas que sobem nas escadas e nos andaimes para execução desse serviço carregam um equipamento que é pesado. Por isso, deve-se assegurar que esses acessos estejam bem posicionados e corretamente fixados, quando for o caso. O próprio operário também deve ter treinamento qualificado para mexer com materiais como solda oxiacetilênica e nitrogênio.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Desnível do dreno
A água condensada deve ser drenada pela tubulação por gravidade. Por isso, é preciso garantir que haja um desnível adequado entre a unidade evaporadora e o ponto de descarte do dreno.
Manuseio
O manuseio de todas as peças deve ser feito com cuidado, pois mesmo que um elemento pareça resistente, como a carcaça, uma movimentação bruta pode danificar suas aletas.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Estanqueidade na união
Se as uniões dos elementos de fixação não estiverem totalmente estanques, pode-se perder o gás de refrigeração do sistema. O ar úmido que entra no sistema também pode contaminar o gás e até queimar o motor do compressor.
Vácuo
Finalizada a instalação, é preciso fazer um vácuo no sistema para tirar qualquer umidade ou ar. Somente após esta etapa é que se deve encher o sistema com o gás.

 

Apoio técnico: Wadi Tadeu Neaime, vice-presidente da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) e gerente da Climapress.

 

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos