Disciplina de pós-graduação aborda uso de materiais fibrosos na construção civil | Téchne

Téchne Educação

Disciplina de pós-graduação aborda uso de materiais fibrosos na construção civil

Estudantes de mestrado e doutorado da Escola Politécnica da USP estudam desempenho dos materiais reforçados com fibras

Romário Ferreira
Edição 205 - Abril/2014
 

Version 1.0000/Marcelo Scandaroli

A disciplina de Materiais Fibrosos Aplicados à Construção Civil faz parte do curso de pós-graduação em engenharia civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PolifiUSP). O objetivo da disciplina é apresentar uma abordagem científica sobre o desenvolvimento, emprego e controle dos materiais reforçados com fibras para o setor da construção.

O professor Antonio Domingues de Figueiredo, que ministra o curso na Poli-USP, conta que as aulas procuram "estimular o desenvolvimento de atividades experimentais de pesquisa e a capacidade de análise de resultados, além de propiciar um ambiente de discussão, em que o planejamento, a execução e a análise dos resultados obtidos são avaliados por todos os participantes".

A importância da disciplina cresce à medida que o uso de materiais compósitos aumenta, tanto na construção convencional quanto em sistemas alternativos e na recuperação de estruturas. Uma das áreas de maior demanda é a de infraestrutura, na qual esses materiais são empregados principalmente em revestimento de túneis, pavimentos e pré-moldados. "No entanto, ainda não se obteve consenso internacional quanto aos critérios de dimensionamento e controle dos diversos materiais compósitos, o que gera uma grande demanda de pesquisa sobre o tema", afirma o professor.

Para melhor ilustrar o conteúdo da disciplina, são utilizados compósitos concretos reforçados com fibras e os sistemas de matriz polimérica reforçados com fibras para recuperação e reforço de estruturas. Os alunos começam o curso aprendendo conceitos sobre tipos de fibras e de matriz, e o comportamento básico dos concretos reforçados com fibras.

Na sequência, são feitas análises experimentais dos materiais fibrosos, nas quais são avaliados os métodos de ensaio, o material no estado fresco, no estado endurecido, entre outros itens. Na metade do curso, são estudados os materiais fibrosos para aplicações estruturais e o uso da fibra de carbono para reforço de estruturas. Já perto do final do curso, são analisadas as aplicações dos concretos reforçados com fibras, como em pavimentos, tubos, concreto projetado, revestimento de túneis, pré-moldados, etc.

Figueiredo afirma que, para um bom desempenho na disciplina, os estudantes devem ter afinidade com os conceitos introduzidos, durante a graduação, nas disciplinas de Materiais de Construção Civil e de Estruturas de Concreto. "É desejável que o aluno tenha cursado as disciplinas abordando os conceitos de ciência dos materiais aplicados à construção civil", ressalta. São 12 semanas de aula, com uma aula por semana, e as provas são realizadas nas duas últimas semanas - e não há avaliação de recuperação.

FICHA TÉCNICA
Disciplina: Materiais Fibrosos Aplicados à Construção Civil
Nível: pós-graduação
Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP)
Cidade: São Paulo
Carga horária semestral: 120 horas
Semestre ideal:

Romário Ferreira

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos