Prova comentada - Topografia | Téchne

Téchne Educação

Prova comentada - Topografia

Prova final da disciplina da Universidade Mackenzie traz os fundamentos dos levantamentos topográficos planialtimétricos

Por Maryana Giribola
Edição 211 - Outubro/2014
Acervo pessoal

Magda Aparecida Salgueiro Duro
engcivil.upm@mackenzie.br
magdaduro@gmail.com
Atual coordenadora do curso de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, formou-se pela mesma instituição de ensino em Matemática (1989) e Engenharia Civil (1993). Lá, também fez seu mestrado, concluído em 1998. Em 2013, conquistou o título de doutora na área de Engenharia Elétrica com a tese Falhas em Linhas de Transmissão Elétrica na Região Sudeste do Brasil e Efeitos do Ambiente Geofísico, apresentada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Magda também cursou especialização em Administração Contábil e Financeira na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Didática do Ensino Superior na Universidade Mackenzie.

Acervo pessoal

Ivo Moscatelli
moscate@osite.com.br
Atualmente é professor assistente da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Moscatelli tem experiência na área de Engenharia Civil atuando principalmente em fibras de metal, pavimentos e concreto. É formado pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1970) e tem mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2011).



Foto: Marcelo Scandaroli

Na matriz curricular do curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, há três disciplinas que abordam as técnicas topográficas no decorrer do curso. A prova apresentada a seguir abrange o conteúdo aplicado na disciplina denominada Topografia I, ministrada logo no primeiro semestre do curso.

Ao aplicar as avaliações, os professores buscam compilar as principais questões abordadas nas aulas teóricas e nas atividades práticas da matéria. Segundo Ivo Moscatelli, um dos professores que ministram o curso, são cerca de 15 trabalhos apresentados em todo o semestre e que geram conteúdo para as questões da prova final.

Foto: Marcelo Scandaroli
Disciplina introduz fundamentos teóricos básicos para o entendimento dos levantamentos topográficos planialtimétricos e prepara o aluno para desenvolver projetos práticos de topografia em campo

A topografia tem por objetivo representar graficamente, por intermédio da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área. O trabalho deve incluir informações como dimensões e áreas do terreno, variações altimétricas, curvas de nível, norte magnético, coordenadas geográficas e acidentes geográficos.

Além de resgatar conhecimentos básicos sobre geometria e trigonometria aprendidos no ensino médio, o objetivo da disciplina, no primeiro semestre, é oferecer ao aluno fundamentos teóricos básicos para o entendimento dos levantamentos topográficos planialtimétricos utilizados em Engenharia Civil, capacitando- os a desenvolver projetos práticos de topografia em campo.

A disciplina aborda os métodos de levantamento planialtimétrico, onde se procura determinar a posição dos pontos em coordenadas X e Y, e de levantamento altimétrico, cujo objetivo é a cota ou altitude de um ponto. O conteúdo programático contempla levantamentos com medidas lineares e trilateração, reaviventação de rumos e azimutes magnéticos, coordenadas parciais, cálculo das coordenadas totais ou dos vértices e métodos das "duplas distâncias meridianas" e das "coordenadas dos vértices".

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

- Topografia Aplicada à Engenharia Civil, vol. 1, 5a ed. Borges, A. C. São Paulo, Edgard Blücher, 1999. P. 188.
- Exercícios de Topografia, 3a ed. Borges, A. C. São Paulo. Edgard Blücher, 1975. P. 192.
- Topografia Contemporânea: Planimetria, 2a ed. Loch, Carlos; Cordini, Jucilei. UFSC, 2000. P. 321.

Bibliografia complementar
- Tratado de Topografia, 3ª ed. Davis, R. Earl. Madrid. Aguilar, 1972. P. 977.
- NBR 13.133 - Execução de Levantamento Topográfico. Rio de Janeiro. 1994. P. 35.
- NBR 14.166 - Rede Referencial Cadastral Municipal. Rio de Janeiro, 1998. P. 23.
- Topografia, 5ª ed. McCormac, Jack C. Rio de Janeiro. LTC, 2007. P. 391.
- Topografia Geral, 4ª ed. Casaca, João; Matos, João; Baio, Miguel. Rio de Janeiro. LTC, 2007. P. 208

Fechamento angular

Verifique o erro de fechamento angular do polígono descrito a seguir.

Comentários

Em levantamentos topográficos, normalmente ocorrem erros decorrentes de imprecisões dos equipamentos e dos operadores. Nessa questão, a ideia é fazer com que o aluno identifique por meio de cálculos qual o erro de fechamento angular de uma poligonal fechada de sete lados.


Estaca
Ponto visado
Distância
Ângulo horizontal
1
7
2
56,500
142°37'
2
1
3
42,884
83°31'
3
2
4
22,931
110°25'
4
3
5
26,186
230°22'
5
4
6
41,095
42°38'
6
5
7
45,909
249°50'
7
6
1
50,096
40°36'

Veja o gabarito aqui


PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos