Prova comentada - Instalações hidráulicas e sanitárias | Téchne

Téchne Educação

Prova comentada - Instalações hidráulicas e sanitárias

Veja as questões aplicadas em avaliação da matéria ministrada no curso de engenharia civil da UFPB

Valentina Figuerola
Edição 224 - Novembro/2015
 

Marcelo Scandaroli

Ministrada para as turmas do 7º semestre do curso de engenharia civil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a disciplina de instalações hidráulicas e sanitárias capacita os alunos a dimensionar e a projetar instalações prediais hidráulico-sanitárias. Os critérios e parâmetros ensinados ajudam a elaborar e analisar os projetos de forma tecnicamente correta. 'Os alunos aprendem a dimensionar e a projetar instalações prediais de águas fria, quente e pluviais, esgotos sanitários, gás, combate e prevenção contra incêndios por hidrantes, além de mangotinhos e chuveiros automáticos', afirma o engenheiro civil Gilson Athayde Jr., professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPB. A compreensão e assimilação do conteúdo programático, segundo o professor, exigem dos estudantes noções de mecânica dos fluídos, hidráulica e desenho arquitetônico. 'A disciplina é pré-requisito para matérias mais avançadas como a de construção de edifícios I e II, ministradas nos 8º e 9º semestres do curso de engenharia civil da UFPB, respectivamente', acrescenta o engenheiro.

A bibliografia usada para a prova, com ênfase nas normas técnicas brasileiras vigentes da ABNT, reúne as recomendações necessárias para o dimensionamento e projeto destas instalações, com orientações sobre a especificação de materiais e componentes. Na prova mostrada a seguir, Athayde Jr. explora o conteúdo por meio de questões práticas voltadas ao dimensionamento e análise de soluções. 'O objetivo principal é dar oportunidade ao aluno de demonstrar que sabe aplicar em situações práticas os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso', conta o engenheiro. Durante a realização da prova, os alunos podem consultar normas, livros e apostilas fornecidas pelo professor.

Acervo pessoal

Gilson Barbosa Athayde Júnior
gilson@ct.ufpb.br
Gilson Barbosa Athayde Júnior graduouse em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1995. Em 1999, tornou-se doutor nas subáreas de hidráulica e saneamento pela University of Leeds, no Reino Unido. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPB, onde também atua no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM). Participa do Grupo de Pesquisa em Saneamento Ambiental da UFPB, criado em 2009, cuja produção científica está refletida na publicação de cerca de 30 artigos científicos e 400 trabalhos em anais de congressos nacionais e internacionais.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos