Prova comentada - Concreto Armado II | Téchne

Téchne Educação

Prova comentada - Concreto Armado II

Veja as questões da prova da disciplina Concreto armado II do curso de engenharia civil da FAAP

Valentina Figuerola
Edição 228 - Março/2016
 

Marcelo Scandaroli

Ensinar os alunos a dimensionar e a detalhar peças estruturais de concreto armado. Este é um dos principais objetivos da disciplina Concreto armado II, ministrada para os estudantes do nono semestre do curso de engenharia civil da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Nas aulas, os alunos estudam conceitos de dimensionamento pelo método das bielas e tirantes para blocos rígidos de fundações, sapatas e vigas, além de conceitos de flexão simples e composta. Também aprendem a contemplar a importância da aderência entre aço e concreto, cobrimento das armaduras, altura útil das peças estruturais e utilização de ábacos para dimensionamento de lajes e pilares.

 

Cristiana Furlan Caporrino
cfcaporrino@faap.br
Acervo pessoal
Formada em engenharia civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e mestre em engenharia de estruturas pela Universidade de São Paulo (USP), Cristiana Furlan Caporrino é sócia-diretora da Furlan Engenharia e Arquitetura, empresa especializada em projetos, e diretora de engenharia da Avanti Construtora Corporativa. Ministrou aulas de pós-graduação no IMT sobre gerência de projetos de engenharia e logística de canteiros de obras. Atualmente, integra o corpo docente da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), onde leciona as disciplinas de graduação Concreto armado II, Concreto protendido e Alvenaria armada, e também a disciplina da pós-graduação Patologias em alvenarias e revestimentos argamassados. É autora do livro 'Patologia das Anomalias em Alvenarias e Revestimentos Argamassados', da Editora PINI, e administra um blog acadêmico (www.msccristianafurlancaporrino.blogspot.com.br), onde divulga novas tecnologias de engenharia e discute temas teóricos de várias áreas da engenharia.

A engenheira civil e mestre em engenharia de estruturas Cristiana Furlan Caporrino, professora da disciplina Concreto armado II na Faap, explica que as aulas são ministradas com auxílio de softwares de dimensionamento, por meio dos quais os alunos aprendem a modelar um edifício completo, da fundação à cobertura, lançando carregamentos provenientes das alvenarias, cargas acidentais, peso próprio, e ainda considerando forças devidas às ações dinâmicas do vento. 'Depois da modelagem completa é feito o processamento e os resultados para cada peça estrutural são analisados e entendidos perante o aprendizado das aulas teóricas', complementa Cristiana.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos