Metodologias e boas práticas de gerenciamento de obras - Leanconstruction e Gerenciamento pelas diretrizes | Téchne

Planejamento

Metodologias e boas práticas de gerenciamento de obras - Leanconstruction e Gerenciamento pelas diretrizes

Engenheiro explica metodologias para planejamento e controle de execução de obras

Edição 229 - Abril/2016

Giulliano Polito
Diretor de obras da Lorenge, Project Management Professional e doutor em engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
polito@polito.eng.br

O presente trabalho dá continuidade à discussão, iniciada na edição de março de 2016 (Téchne no 228), sobre metodologias e boas práticas reconhecidas pelo mercado para a gestão de empreendimentos. Na primeira parte, apresentamos as principais características do ciclo Plan, Do, Check, Act (PDCA) e da disciplina de Gerenciamento de Projetos aplicada à realidade da construção civil. Neste artigo, que conclui a série, apresentaremos o embasamento teórico da construção enxuta (Lean Construction) e as características do conceito de Gerenciamento pelas Diretrizes. O conteúdo destes artigos faz parte do livro Gerenciamento de Obras - Boas Práticas para a Melhoria da Qualidade e da Produtividade (Editora PINI).

Lean Construction
O pensamento Lean é fundamentalmente uma filosofia que busca a geração de valor para o cliente e a melhoria contínua dos resultados. Não é somente a aplicação de ferramentas e técnicas organizadas. Trata-se de uma mudança cultural que deve ser estruturada dentro de uma estratégia de transformação da companhia. O pensamento Lean se baseia em cinco princípios: Criar valor (definido pelo cliente); Fluxo de valor (identificar e eliminar o que não agrega valor); Fluxo (produção em fluxo, estável e sem interrupções); Puxar (produzir somente quando demandado pelo cliente ou processo anterior) e Perfeição (busca incansável pela melhoria, por meio da rápida identificação e solução de problemas). Colocados nessa sequência, representam um guia para implantação da filosofia Lean. Em 2008 foi proposto pela Comunidade Lean Thinking (CLT) a adoção de mais dois princípios: conhecer as partes interessadas e inovar sempre, com o objetivo de direcionar as empresas rumo a altos níveis de desempenho (figura 1).


Figura 1 - Os sete princípios Lean Thinking revistos (fonte: CLT, 2008)

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos