Planejamento e análise criteriosa de variáveis determinam eficiência na movimentação de materiais no canteiro | Téchne

Planejamento

Planejamento e análise criteriosa de variáveis determinam eficiência na movimentação de materiais no canteiro

Transporte de cada elemento determina deste o leiaute até o sistema de movimentação

Nathalia Barboza
Edição 236 - Novembro/2016
 

Divulgação: Liebherr
Duas gruas de torre ascensional operam na construção, em Goiânia, do complexo Órion Business & Health Complex, obra de quase 124.700 m² do consórcio GVC & FR Incorporadora

O transporte eficaz de materiais em uma obra envolve estratégias cada vez mais sofisticadas de planejamento e execução. Custos, tempo, sistemas de movimentação e estocagem, leiautes de canteiro: o maior segredo da logística é mesmo saber em que momento transportar cada elemento.

'O bom projeto de canteiro é aquele que minimiza a necessidade de movimentação de materiais, por exemplo, prevendo-se o transporte destes o mais possível diretamente para o local de sua utilização, evitando estocagens e movimentações intermediárias adicionais; otimiza o transporte necessário, seja criando vias adequadas ou fazendo uso da ação da gravidade a seu favor ou reduzindo as distâncias a serem percorridas', define Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, professor livre docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e diretor da Produtime. Para ele, o bom projeto deve ainda cuidar para evitar cruzamento de trajetos e prever que a movimentação seja feita em local seguro, por exemplo, sob a estrutura, de maneira a minimizar a exposição ao risco de alguém ser atingido por algo que venha a cair de um pavimento mais alto.

'Um bom plano de ataque depende ainda de um grupo de pessoas testando soluções. Este grupo deve envolver o diretor da obra, o gerente e o engenheiro de suprimentos, que conhecem bem preços, tempo e condições de mercado, porque não é incomum não ter um equipamento disponível para alugar', afirma Fábio Villas Bôas, diretor da Tecnisa. De acordo com ele, é importante também conhecer cada produto que será empregado na obra, analisar a localização do canteiro e prever soluções a possíveis entraves. 'Às vezes, a frente do canteiro é tão estreita que em dia de concretagem a rua fica entulhada de caminhões e a obra não consegue receber mais nada', pondera Villas Bôas.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos