Conheça cases premiados do uso de BIM no Brasil | Téchne

Tecnologia

Tecnologia

Conheça cases premiados do uso de BIM no Brasil

Reconhecimento do SindusCon-SP reforça a ferramenta como essencial para o desenvolvimento de projetos de construção civil

Por Alexandra Gonsalez
Edição 237 - Dezembro/2016
 

Nova sede do Sebrae-ES, em Vitória, ficará na Enseada do Suá. A parede diafragma tem 18 metros de profundidade em concreto armado

No cenário mundial da construção civil a tecnologia Building Information Modeling (BIM) está intrinsecamente incorporada aos processos. Nos Estados Unidos, por exemplo, 80% dos projetos são realizados em BIM. E países como Cingapura, Inglaterra, Holanda, Dinamarca, Finlândia e Noruega, já exigem o uso da tecnologia em projetos custeados pelo governo.

No Brasil, ainda estamos engatinhando e o percentual de utilização nacional da ferramenta gira em torno de 20%, segundo dados da CEBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

José Romeu Ferraz Neto, presidente do SindusCon-SP, afirma que o BIM é um instrumento maravilhoso porque permite sucesso em todas as etapas de um projeto, desde o projetista até o fabricante de material. 'Atualmente no país as grandes construtoras já estão usando e passaram a exigir BIM de seus pares. É um caminho sem volta.' O vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Paulo Sanchez, conta que no cenário nacional a entidade vem liderando uma discussão para levar o uso do BIM a todos os Estados, juntamente com o CEBIC e a COMAT (Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade).

O caminho a seguir, de acordo com os executivos do SindusCon- -SP, é o fomento e implantação do BIM nas políticas públicas para a construção civil no Brasil, a exemplo do que acontece em Cingapura. 'Essa discussão já está em pauta no âmbito federal. A tecnologia é extremamente adequada para um momento em que se deseja mudanças para o país', afirma José Romeu Ferraz Neto. Para ele, os processos BIM são praticamente à prova de corrupção graças a um planejamento detalhado e à transparência de informações em todas as etapas da obra.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos