Como construir: energia solar fotovoltaica conectada à rede elétrica | Téchne

Obras

Como construir: energia solar fotovoltaica conectada à rede elétrica

Da montagem do suporte à instalação dos painéis, veja como é feita a implementação do sistema

Alexandra Gonsalez
Edição 239 - Fevereiro/2017
Sistema de painéis instalado em casa no bairro do Jardim Europa, em São Paulo, pela NeoSolar

O estudo Energy Outlook (NEO), feito pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF) em 2016, indica que dentro de 20 anos as energias renováveis ultrapassarão fontes fósseis como o carvão e o gás natural na geração global de energia. A pesquisa aponta um investimento de US$ 7,8 trilhões de dólares em fontes como eólica, solar e biomassa até 2040, superior aos investimentos nas energias fósseis.

Se essa tendência se confirmar, o relatório afirma que, no caso da energia solar fotovoltaica, os custos nivelados - que representam o atual valor líquido de todos os custos, capital e operacional, de uma unidade geradora de eletricidade por todo seu ciclo de vida, dividido pelo número de MWh de eletricidade prevista que ela irá fornecer - vão ter uma queda de 60% até 2040.

A agência também projeta o crescimento dos sistemas fotovoltaicos solares para 15% da produção total de eletricidade aproximadamente em 2040, e aponta o Brasil como um dos mercados mais promissores para adotar os painéis solares até 2020, juntamente com Chile, Israel, Jordânia, México, Filipinas, Rússia, África do Sul, Arábia Saudita e Turquia.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da revista Téchne

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos