Gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Tecnisa conta como a pesquisa gera inovação na construtora | Téchne

Entrevista

Gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Tecnisa conta como a pesquisa gera inovação na construtora

Divisão sob seu comando de Maurício Bernardes atua em quatro frentes: apoio técnico, racionalização, processos e apoio corporativo

Edição 239 - Fevereiro/2017
Divulgação
MAURÍCIO BERNARDES
Engenheiro civil pela Universidade Estadual de Campinas, Maurício Bernardes possui especialização em Engenharia de Produção para Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em Administração para Graduados (Ceag) pela Fundação Getulio Vargas, e mestrado pela USP. Publicou diversos trabalhos acadêmicos. Atualmente, é gerente de desenvolvimento tecnológico da Tecnisa

De acordo com o Relatório Anual Tecnisa 2015, divulgado em março de 2016 pela construtora, o espaço dado à cultura de inovação na empresa tem sido cada vez mais valorizado por meio do estímulo à produção de novos conhecimentos que aprimorem os negócios e influenciem positivamente o setor. Criada em 1977, a companhia completa 40 anos em setembro exercendo o que prega no desenvolvimento de tecnologia, pesquisa e soluções inovadoras para produtos e serviços, agregando valor aos seus empreendimentos e adotando uma posição de vanguarda no mercado.

Ações e programas de inovação e pesquisa desenvolvidos internamente vêm trazendo prêmios e conquistas. Exemplos disso são a plataforma Tecnisa Wiki; o Fast Dating, que realiza encontros de empreendedores com profissionais de seis áreas distintas da companhia: facilities, marketing, P&D, projetos, negócios e recursos humanos; e o portal Tecnisa Ideias, criado em 2010, no qual stakeholders diversos são convidados a dar sugestões e colaborações, incluindo consumidores e estudantes. Um dos reconhecimentos veio em 2011, quando a empresa recebeu em Washington, nos Estados Unidos, com o case 'GC no Setor Imobiliário: uma Quebra de Paradigma', o Make Award Brasil, prêmio internacionalmente reconhecido de gestão do conhecimento (GC) que destaca anualmente as instituições e as organizações que melhor compartilham ideias e projetos inovadores.

Em 2015, a Tecnisa conquistou o primeiro lugar na categoria Construção e Infraestrutura do Prêmio Valor Inovação Brasil, do jornal Valor Econômico e da consultoria Strategy&. No mesmo ano, figurou como décimo terceiro colocado no ranking geral das 100 empresas mais inovadoras do Brasil. Todas essas conquistas, entretanto, só foram possíveis graças ao trabalho do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico (DDT), que concentra os investimentos e pesquisas em inovação e capital intelectual. Sob o comando do engenheiro civil Maurício Bernardes, as iniciativas focam em quatro grandes frentes: apoio técnico, racionalização, processos e apoio corporativo. Segundo Bernardes, todas têm vinculação com o tripé da sustentabilidade, busimcando novos modelos para a execução de projetos e para a oferta de serviços e produtos diferenciados ao cliente.imcando novos modelos para a execução de projetos e para a oferta de serviços e produtos diferenciados ao cliente.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos