Como construir: telhas metálicas para grandes vãos | Téchne

Obras

Como construir: telhas metálicas para grandes vãos

Tecnologia na fabricação e instalação de sistemas de coberturas garante rapidez no processo de montagem e resultado plástico satisfatório para grandes estruturas. Conheça os projetos do novo terminal aeroportuário de Vitória (ES) e o centro de distribuição das Lojas Cem em Salto (SP)

Dirceu Neto
Edição 243 - Junho/2017
divulgação/Bacco Arquitetos Associados

Com ampla aceitação no mercado, as telhas metálicas se tornaram a principal opção para a cobertura de empreendimentos que utilizam grandes vãos. Em obras como galpões industriais, comerciais e aeroportos, a solução significa ganho em velocidade, uma vez que os elementos já chegam prontos ao canteiro ou em peças a serem montadas no local. Além disso, as telhas metálicas se destacam pela estanqueidade e versatilidade.

Conforme ressalta o conselheiro diretor da Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem), Edson de Miranda, o sucesso do emprego de telhas metálicas começa na fase do projeto. 'Vale a pena dedicar-se a essa etapa do projeto, levando em consideração as necessidades da cobertura com relação ao ambiente onde o galpão vai ser construído, se o ambiente é agressivo ou não, o clima da região etc.', explica.

A partir dessa análise inicial é possível definir qual o tipo de telha mais adequado, o perfil, a capacidade de escoamento de água e também a inclinação da cobertura. 'São questões que a princípio podem parecer um pouco óbvias, mas no dia a dia a gente ainda se depara com muito projeto que atropela essas considerações iniciais', afirma Miranda.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos