Norma para controle tecnológico de aterros em edificações está em consulta pública | Téchne

Normas e legislação

Notícias

Norma para controle tecnológico de aterros em edificações está em consulta pública

Texto é válido para construção de empreendimentos residenciais, comerciais ou industriais de propriedade pública ou privada. Sugestões podem ser enviadas até 12 de junho

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
18/Maio/2015
Shutterstock

Está em consulta pública nacional a NBR 5681 - Controle tecnológico da execução de aterros em obras de edificações, que foi adaptado pelo Comitê de Construção Civil (CB-02) à Diretiva - Parte 2 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O novo texto substitui a norma anterior de mesmo número e estabelece os requisitos mínimos para o procedimento de controle tecnológico da execução de aterros em obras de construção de edificações residenciais, comerciais ou industriais de propriedade pública ou privada.

A NBR determina a obrigatoriedade do controle tecnológico em casos de aterros com responsabilidade de suporte de fundações, pavimentos ou estruturas da contenção, aterros com altura superior a 1 m e aterros com volumes superiores a 1 mil m³.

Fica estabelecido também que o controle tecnológico da execução dos aterros deve levar em conta as exigências do projeto e das especificações particulares de cada obra, em especial quanto às características e qualidade do material a ser utilizado; ao controle da umidade do material; à espessura e homogeneidade das camadas do material; ao equipamento adequado para a compactação; e ao grau de compactação mínimo a ser atingido.

O texto reúne ainda requisitos específicos para o controle de materiais, compactação, preparação do terreno e ensaios geotécnicos.

Os interessados poderão colaborar enviando propostas e sugestões até o dia 12 de junho através do site da ABNT.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos