GBC Brasil certifica primeira residência sustentável do País | Téchne

Obras

Notícias

GBC Brasil certifica primeira residência sustentável do País

Vila Maresias, localizado no litoral de São Paulo, tem itens que promovem a ecoeficiência como reaproveitamento de água da chuva e produção de energia elétrica

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
27/Agosto/2014

O Green Building Council (GBC) Brasil concedeu ao projeto Vila Maresias, localizado em São Sebastião, no litoral de São Paulo, a primeira certificação brasileira destinada às residências sustentáveis, o selo Referencial Casa. Desenvolvido pela LCP Engenharia & Construções, a unidade tem 1.830 m² de área construída e cumpre requisitos de sustentabilidade em sua construção e manutenção.

Os 3.500 m² de paredes foram construídos com Painéis de Argamassa Armada com miolo de Poliestireno Expandido (EPS), que são recicláveis e possuem alta capacidade de isolamento térmico e acústico, e toda a madeira utilizada no canteiro de obras é certificada. Durante a construção, foi implantado um sistema de reaproveitamento de água da chuva, bem como de reciclagem dos resíduos construtivos.

A casatem fachada com paredes de vidro combinadas com concreto claro, que permitem aproveitamento da luz natural. No terraço, foram instalados painéis solares para produção de energia elétrica, e um enorme jardim para controlar a temperatura no interior da casa.

O Referencial Casa tem por objetivo disseminar parâmetros nacionais de sustentabilidade e certificar residências unifamiliares e multifamiliares, que buscam viabilidade econômica, criação de ambientes mais saudáveis e redução da extração de recursos naturais do ambiente.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos