Selo Procel Edificações poderá comprovar requisito mínimo de energia para obtenção do LEED | Téchne

Projetos

Notícias

Selo Procel Edificações poderá comprovar requisito mínimo de energia para obtenção do LEED

Certificação brasileira da Eletrobras irá servir como comprovação da eficiência energética de projetos que buscam o selo internacional

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
3/Março/2015
Shutterstock

Os projetos brasileiros reconhecidos pelo Selo Procel de Economia de Energia em Edificações (Selo Procel Edificações) da Eletrobras não precisam mais adquirir outro modelo de energia para atingir um dos pré-requisitos da certificação internacional Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), do U.S. Green Building Council (GBC).

De acordo com o Alternative Compliance Path (ACP), aprovado recentemente pelo Comitê Diretivo do LEED, a comprovação do requisito de Energia e Atmosfera do LEED -EAp2, que trata do desempenho energético mínimo no sistema de classificação LEED BD & C de 2009, poderá ser feita com o Selo Procel Edificações. O novo sistema será aplicado a todas as edificações comerciais, de serviços e públicas, com exceção dos edifícios destinados à assistência médica, data centers, instalações industriais, armazéns e laboratórios.

O Procel Edificações, concedido aos imóveis que cumprem os mais altos níveis de eficiência energética (classificação AAA) nas categorias Iluminação, Envoltória e HVAC, comprovará o nível mínimo de eficiência energética para edificações exigido pelo LEED.

A análise dos projetos certificados pela Eletrobras é realizada de acordo com o RTQ-C: Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Para o presidente do Green Building Council Brasil, Manoel Gameiro, "essa conquista reforça a missão do GBC Brasil de desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green buiding em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos. O momento é mais do que oportuno e permitirá que a construção sustentável seja ainda mais estimulada em território nacional".

De acordo com levantamento divulgado pelo GBC Brasil em fevereiro, o Brasil é o terceiro país do mundo com o maior número de empreendimentos certificados pelo LEED, com 223 projetos certificados e 950 em fase de aprovação.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos