Novo sistema do Crea vai unificar registro de ARTs em regionais | Téchne

Planejamento

Notícias

Novo sistema do Crea vai unificar registro de ARTs em regionais

Crea-DF será o primeiro a implementar a tecnologia, em seu modelo piloto

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
14/Julho/2016
Shutterstock

Foi apresentado na última segunda-feira (11) o sistema informatizado que deverá uniformizar o registro de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) e o banco de dados dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) em todo o Brasil. O projeto é coordenado há três anos pelo assessor de tecnologia da Mútua, Rodrigo Santiago. "Enviamos esforços para fazer o sistema o mais flexível e dinâmico possível", afirma.

A primeira regional a adotar o modelo será o Crea-DF, em formato piloto. A estimativa de duração do programa inicial será definida, apenas, após as reuniões de análise do sistema atual, dos protocolos de homologação e migração do novo sistema. Não há previsão para o encaminhamento da inovação aos demais Creas, mas é garantido que isso só deve ocorrer após finalizado o programa experimental no Distrito Federal e conforme o interesse de cada regional.

Atualmente, cada Crea possui seu próprio sistema ART Online. Com a nova tecnologia, espera-se unificar o banco de dados, possibilitando, assim, a geração de relatórios dos indicadores. A medida também ajudará a prestação de contas aos órgãos de controle.

Além disso, ao registrar uma ART, o profissional só terá acesso aos formulários dos tipos de empreendimentos que as suas atribuições permitem. O módulo de atribuições, entretanto, está amarrado no código, o que significa que os operadores do sistema terão facilidade de fazer adaptações, quando for o caso.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos