Vídeo mostra como funcionam os primeiros elevadores que não usam cabo | Téchne

Tecnologia

Notícias

Vídeo mostra como funcionam os primeiros elevadores que não usam cabo

Sistema desenvolvido na Alemanha pela ThyssenKrupp permite funcionamento de até 16 cabinas em um único poço, rodando simultaneamente em movimento circular

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
17/Novembro/2015

A ThyssenKrupp divulgou na última um vídeo que mostra o funcionamento da nova tecnologia de elevadores Multi, que permite a incorporação de até 16 cabinas por poço, rodando em movimento único circular. O primeiro modelo do sistema, produzido em escala menor, já está em operação no Centro de Inovação da empresa em Gijón, na Espanha, como era previsto no cronograma de lançamento, realizado em novembro do ano passado.

Até o final de 2016, o Multi deverá estar em funcionamento em tamanho real, na nova torre de testes que está sendo construída em Rottwei, na Alemanha.

O sistema consiste na criação de motores lineares nas cabinas, e transforma os elevadores convencionais em sistemas verticais semelhantes aos do metrô. Além de aumentar a capacidade e a eficiência do transporte, reduzindo a ocupação de área útil e o consumo de energia nos edifícios, a nova tecnologia permitirá a elaboração de projetos arquitetônicos com alturas, formas e objetivos ilimitados.

As imagens mostram como as cabinas funcionam em movimento loop. Os equipamentos terão velocidade-alvo de 5 metros por segundo, e o sistema permitirá o acesso a um elevador em cada 15 a 30 segundos, com uma parada para transferência a cada 50 metros. Apesar de a altura ideal para a implantação do sistema ser de 300 a 600 metros, seu uso é irrestrito e não depende de cabos. Com um sistema de trava multinível e transferência de energia indutiva do poço para a cabina, o Multi requer eixos de 6 m², o que acarretará economia de custos para a instalação.

O projeto da ThyssenKrupp conta ainda com materiais leves para as cabinas e portas, que reduzem em até 50% o peso da estrutura em relação aos modelos convencionais.

Leia mais: 

ThyssenKrupp desenvolve primeiros elevadores que não usam cabo

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos